
«Coisas Maravilhosas», a nova criação de Tiago Guedes estreia no Festival Vivat La Danse! que tem lugar no Teatro Le Vivat em Armentières/França. Este trabalho será uma viagem a um mundo imaginário construído a partir de outros mundos bem reconhecíveis.
O coreógrafo, juntamente com o seu novo grupo de intérpretes, levanta algumas questões neste seu novo projecto: «Como se consegue ir ao encontro de uma outra cultura sem nunca a ter experienciado? De que formas as nossas mentes constroem ideias que depois se revelam insustentáveis? Construímos nas nossas cabeças imagens sobre coisas que não conhecemos, ou que conhecemos de forma muito sumária; por exemplo, conhecemos o Egipto e a sua História sem nunca lá termos ido, mas as informações que temos dele é-nos suficiente para que o possamos construir na nossa cabeça um Egipto à nossa maneira.»
É acerca desta construção à priori que Tiago Guedes se quer debruçar...ideias pré concebidas, construção de mundos paralelos, referencias a isto e aquilo, imagens pueris:«Construir um mundo que nos leva para longe, que dialoga com outros que conhecemos, por evocação e não pela experiência.»
Os intérpretes são: Cecília Bengolea, Denis Robert, François Chaignaud, Inês Jacques e Marlene Freitas. Pietro Romani é o assistente de ensaios, Caty Olive mantém a sua colaboração nas luzes e Sérgio Cruz no design sonoro.
www.levivat.net