Carte Blanche neste fim-de-semana

Carte Blanche
7 e 8 de Dezembo I Théâtre Le Vivat I Armentières, França I 7 and 8 December I Théâtre Le Vivat I Armentières, France

Tiago Guedes foi convidado pela direcção do Théâtre Le Vivat, em Armentières (França), para apresentar uma programação com o que de mais pertinente artisticamente se anda a fazer em Portugal, a qual resulta num fim de semana em que são apresentados seis espectáculos.

Para esta programação Tiago Guedes escolheu espectáculos que de alguma forma são transdisciplinares aos diferentes géneros artísticos, podendo assim apresentar um panorama multifacetado, o que de facto é uma característica actual. As propostas apresentadas vão desde a dança, ao teatro, à ópera e à música. As escolhas feitas dão também um panorama de diferentes gerações, querendo com isto criar um ideal enriquecedor entre artistas e públicos.

- “Ópera” – Tiago Guedes e Maria Duarte: este espectáculo estreado em Julho de 2007, pretende reflectir onde é que a dança ainda se pode encaixar na ópera.

- “Eurovision” – Teatro Praga: este espectáculo acerca da Europa confirmou a pertinência de uma companhia, que é a nosso ver uma das mais interessantes no panorama actual nacional.

- “Teatro” – Projecto Teatral: este espectáculo recebeu o prémio Maria Madalena Azeredo Perdigão, da Fundação Calouste Gulbenkian em 2004 e questiona os fundamentos basilares do Teatro em si.

- “Vera Mantero e Gabriel Godói interpretam Caetano Veloso”: este concerto traduz quão multifacetada é a Vera Mantero, num misto entre dança, canto e música.

- “Solos” – Vera Mantero: serão apresentados os solos “uma misteriosa Coisa, disse o e. e. cummings” e “Olympia”, dois dos mais emblemáticos espectáculos desta coreógrafa.

- “Ela não é francesa ele não é espanhol” – Inês Jacques e Eduardo Raon: este concerto introduz a jovem coreógrafa/intérprete Inês Jacques na área da música, usando o seu corpo de bailarina para dar expressão a uma intrigante mistura entre voz e harpa.